Imagem

Imagem

Select Language

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"Apenas uma vez" ("Once")

"Apenas uma vez" ("Once") - esse filme não passou no "circuitão", prá variar foi divulgado no boca a boca nos festivais independentes. É um filme "quase caseiro", câmera na mão, sobre novos músicos batalhando por "um lugar ao sol".

Um músico irlandês de rua conhece uma música tcheca , ficam amigos, descobrem que têm afinidades musicais e decidem então formar uma banda,
e sem que percebam, começa a surgir entre eles um sentimento mais profundo além da amizade, mas eles são "meio que comprometidos", e assim muito do que gostariam de dizer um pro outro é dito então através da música.



Os dois atores são, na verdade, compositores "na vida real", e o título do filme "Apenas uma vez" coincide com a única incursão dos dois no cinema, pois depois do sucesso da música do filme composta pelos dois - ganharam o Oscar de melhor canção - resolveram investir suas carreiras apenas no mundo musical. 

Quem nunca se envolveu sem querer com alguém (muitas vezes esse alguém "algo comprometido"), que tinha os mesmos planos e afinidades em comum, e sem perceber estão juntos mais tempo do que deviam, se divertem e curtem projetos em comum, e de repente, sentem falta um do outro, e "se traem" declarando sentir falta dos inocentes e-mails, dos breves  encontros, etc?

Esse é o tema desse filme delicado e sutil - é preciso sensibilidade prá perceber a sutileza das expressões e dos (poucos) diálogos dos personagens, que se falam (e se envolvem) através de suas composições. Na verdade não é um musical, mas tudo gira em torno da música.

A história se passa em Dublin, na Irlanda, onde vários talentos têm despontado no cenário musical, como Damien Rice (ouça, aqui no blog, a música "Blower's daughter", que faz parte do filme "Closer, perto demais", no texto "Afinal a fila anda para quem?" em nov/2009), também Nick Drake (ouça a música "One of these things first", também aqui no blog, no texto sobre o filme "Hora de voltar" em nov/2009),

e o próprio ator/compositor Glen Hansard (da banda Frames) que faz o papel principal do filme, e a música "Falling slowly" (linda), composta pela também atriz/compositora do filme, ganhou o Oscar de melhor canção da época (abaixo trailer e a música do filme), e os dois compositores, depois do filme, se envolveram e hoje estão namorando e batalhando juntos continuar brilhando juntos na música e na vida a dois.

Encantador. Vale a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...