Imagem

Imagem

Select Language

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ainda "Conta comigo" - Carta a um jovem ator

O filme “Conta comigo” (“Stand by me”) não só ficou impregnado na minha memória (como comentei no texto anterior), mas também na de muitos outros, cinéfilos ou não. Sempre insisto que o cinema é a mais completa das artes, nunca é efêmera, porque registra para sempre na telona (e na nossa memória) os sentimentos dos personagens, e como bem disse o cineasta húngaro Stván Szabó: “o cinema é a única de todas as artes que consegue captar para sempre em imagens eternas o rosto, os olhos e as expressões humanas... é como escrever com a câmera”.

No filme “Conta comigo” o ator River Phoenix deixou registrado, para sempre, a sua imagem no personagem do garoto frágil e sensível por trás de uma aparente rebeldia. Na década de 80, época em que o filme foi lançado, assim como eu e muitos outros, também o cantor Milton Nascimento, viu e reviu o filme tantas vezes quanto pôde, fascinado com a história e principalmente com o talento de River Phoenix, e impressionado, acabou escrevendo uma linda canção em homenagem ao ator, intitulada "Carta a um jovem ator". 
 
E, um ano antes da morte do ator (década de 90), Milton decidiu gravá-la, mas queria colocar o nome do River Phoenix no título, e para isso ligou para o mesmo, mas sua família negou por desconhecer o cantor brasileiro. No entanto, quando o ator soube, procurou descobrir de quem se tratava, e coincidentemente ouviu uma música de Milton e tornaram-se fãs/amigos um do outro (o ator inclusive veio ao Brasil conhecer o cantor). Abaixo a letra e o vídeo da música:

 "Se um dia a gente se encontrar/e eu confessar
  Que vi um filme tantas vezes/para desvendar os olhos teus

   E se a gente se falar/contar as coisas que viveu
   O que esperamos do amanhã/será que pode acontecer?

   Pois, paralelo ao personagem/eu quis saber mesmo é de ti
   Queria que fosses feliz/uma água calma a inundar

   A sua margem de carinho/um peito aberto a quem chegar
   Como o teu nome diferente/uma paisagem nos induz

   Uma paisagem de inocência/mas que se sabe e que conduz
   Conduz agora este momento/
   O pensamento e os olhos meus

   Brilhando de emoção e grato/alguém que só te conheceu
   num filme que viu tantas vezes/

   Que este poema aconteceu"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...