Imagem

Imagem

Select Language

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Corpo Fala

Tempos atrás, num bate-papo prá lá de filosófico e psicológico, fui "apresentada" ao livro "O corpo fala" por um sobrinho (que "amo de paixão" e que é um dos meus "seguidores"), estudante de psicologia, e é desse interessante livro que me propus a falar.

"O corpo fala" de Pierre Weil e Roland Tompakow (editora Vozes) tem como subtítulo "a linguagem silenciosa da comunicação não verbal", e aborda de uma maneira didática e divertida (através de desenhos em quadrinhos) a complexa relação interpessoal da sociedade moderna contemporânea.

Mesmo sem nunca ter lido o tal livro (ou qualquer outra leitura parecida), como sou muito observadora, eu já há muito tempo (acho que desde menina) percebia nas expressões corporais o reflexo do nosso íntimo, sem necessidade de verbalizá-lo, e ao contrário, como bem explica o livro, muitas das verbalizações não refletem o nosso verdadeiro "eu" interior.

A criança, na sua total inocência e na sua natural "mudez" do início da vida, talvez esteja na única fase da vida em que o ser humano expressa naturalmente todo o seu íntimo com as suas expressões corporais - se estiver com raiva ou chateada, a criança faz bico, franze a testa; se estiver feliz, a criança sorri e se "desmonta" em gargalhadas, em qualquer lugar, e como bem "entender".

Mas a sociedade nos impõe situações que, aos poucos, vamos aprendendo a dissimular, muitas vezes não queremos deixar transparecer nossos sentimentos, e assim tentamos (mas nem sempre convencemos, pois o "corpo fala") dissimular com falsas palavras, para despistarmos nossos sentimentos, nosso íntimo.

O livro mostra também como a linguagem corporal pode nos "trair"; por exemplo, podemos dizer "sim" verbalmente, mas o corpo pode estar "comunicando" sutilmente um "não", e vice-versa, e para perceber tudo isso, é só prestar atenção nos detalhes corporais - mãos, pés, postura, semblante.

O livro nos coloca como "detetive" do íntimo das pessoas (e o nosso próprio) analisando o comportamento pessoal e interpessoal (através dos gestos corporais do indivíduo) dentro de uma sociedade - sentimentos de culpa, de repressão, de desconfiança, de firmeza ou fraqueza, de medo, e outros; todos estão lá "gritando", refletidos na postura do nosso corpo.

Outra abordagem interessante do livro é sobre relacionamentos amorosos - ah, o amor - o autor compara nosso corpo com o de uma esfinge, a "esfinge dos egípcios", que era composta de quatro partes: um corpo de boi, tórax de leão, asas de águia e cabeça de homem.

A parte boi da esfinge seria nossa vida intuitiva e vegetativa, a parte leão seria nossa vida emocional, a parte águia seria nossa vida mental (espiritual e intelectual) e a parte cabeça de homem seria o conjunto das três - a consciência e domínio dos três "bichos" que compõem nosso "eu".

O amor então acontece quando nossos "três bichos" entram em harmonia com outros "três bichos", e se um dos nossos três bichos não estiver harmônico com o de nosso parceiro, haveria atrito em alguma fase da vida e a relação não vingaria.

Muito interessante a abordagem do livro, vale a pena lê-lo, é de grande ajuda no entendimento das nossas tão conturbadas relações interpessoais (no trabalho, na família, no amor) dos dias de hoje. Eu recomendo.  

Em tempo: é claro que nem sempre a mensagem do corpo é a real, e podemos interpretar erroneamente tais mensagens - os vídeos (no final do texto) mostram como o "corpo fala", e como o corpo pode produzir várias interpretações errôneas, dependendo do contexto (kkk).







Um comentário:

  1. Oi, tia!
    Parabéns mais uma vez pelo Blog!
    Aproveito para dar uma dica de leitura sobre linguagem corporal que é o livro "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal" de Allan e Barbara Pease.
    Também te amo!
    Sdds.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...