Imagem

Imagem

Select Language

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Românticos Anônimos": a química entre eles

Esse texto tem como objetivo tocar o coração de dois queridos amigos (algo) solitários (vivem em relacionamentos equivocados). Quando assisti ao filme “Românticos anônimos” (trailer no final do texto), eu me lembrei, imediatamente, dos dois.

Os protagonistas dessa singela película francesa (título original “Les émotifs anonymes”) foram feitos um para o outro (e esse casal de amigos também, acho eu), mas precisam descobrir isso e tomar coragem para lidar com o amor que paulatinamente vai surgindo entre eles.

Angélique, como o próprio nome diz, é extremamente angelical (e a minha amiga idem), e é uma especialista em chocolate (já a minha amiga não é muito chegada à feitura de quitutes na cozinha, aliás, mal sabe fritar um ovo, mas isso pouco importa nos dias de hoje). Toda semana a personagem frequenta um grupo de “românticos anônimos”, cujos membros sempre começam o depoimento com um: ”Olá, eu sou um emotivo”.

Jean-René é o dono da fábrica de chocolates em falência que Angélique começa a trabalhar. E, tal qual, ele também é um emotivo ao extremo, tem sudorese profusa quando precisa se comunicar com as pessoas no dia a dia, bloqueios por conta de uma timidez exagerada que o impede de se relacionar até com os seus funcionários, que dirá com o sexo oposto.

E o filme é uma graça, de um humor simples e deliciosamente ingênuo. Os exercícios que o terapeuta de Jean-Pierre passa para ele praticar, para vencer o estresse que a timidez produz nele (“hoje você irá fazer algum contato humano, encostar delicadamente em uma pessoa”, “agora você vai convidar alguém para jantar com você num restaurante”) fez-me lembrar do meu amigo, pois canso de dar a dica para ele, para que ele convide a minha amiga, que ele se declare para ela (pelo menos sutilmente, nas entrelinhas, já que ele sempre acha que vai levar um fora homérico dela). E ela, a minha amiga, por sua vez, nunca acredita quando eu digo que ele é platonicamente apaixonado pelo jeito dela (ela cisma que é coisa da minha cabeça). E os dois acabam sempre deixando passar a oportunidade de se envolverem um com o outro.

Já dei a dica para os dois, pois percebo que existe muito carinho entre eles. No filme, rola uma química perfeita entre os dois atores que acabamos por nos apaixonar pelo casal de tímidos tal o carisma dos personagens. Os dois protagonistas são fissurados por chocolate, já entre meus dois amigos rola também uma química entre eles, por exemplo, gostam de mesmo tipo de música, eu já os vi cantarolando juntos em perfeita sintonia (é bem verdade que foi a chatice da música sertaneja, mas para os dois românticos incorrigíveis até que combina), mas os dois não se deixam envolver além da amizade, daí como vão saber se vai haver "aquela outra química" entre eles?

Eles dois vão se reconhecer nesse texto, e posso até ser “assassinada” pelos dois, mas vou correr esse risco, afinal interesseira que sou, fui convidada para um dia ser madrinha do casório dela (já tenho até o vestido longo para o evento, mas vai acabar caindo de moda), e gostaria muito que o príncipe encantado que finalmente a conquistasse fosse ele, daí esse meu texto, quem sabe, lendo o meu texto eles deixem “cair a ficha”!!!

P.S. Um recadinho aos meus dois queridos amigos: se a química acontecer, espero que vocês dois não façam o mesmo que os dois personagens no final do filme e me deixem “a ver navios” (vejam o filme e entenderão).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...