Imagem

Imagem

Select Language

sábado, 20 de março de 2010

"E aí, meu idoso?" !!!!!! Não, simplesmente não dá.

Ninguém quer envelhecer. No máximo aceita-se “ficar idoso”. Um amigo me mandou uma mensagem em power point, cujo título era “Idosos X velhos” que intui que o velho" é “démodé”, está “fora de moda”, vive amargurado pelo passado que não volta mais, enquanto o idoso” vê o futuro à frente, independente da idade que tenha.

Acho que, na verdade, a diferença está no espírito, e não na palavra em si, e leva a mal não, mas a palavra “idoso” não combina com nada, fica até pejorativo, soa falso. E 3ª idade, então? Alguém já ouviu alguém chamar uma criança “de 1ª idade”? Então por que essa bobagem de “3ª idade”?

Imagina chamar meu pai de “meu idoso”!!!! Claro que “meu velho” é muito mais carinhoso, é mais verdadeiro. Imagina só: nos muitos aniversários de casamento, nas famosas bodas, o marido chega prá esposa e diz “parabéns, minha idosa” !!! - simplesmente horroroso - é muito mais afetuoso dizer “parabéns, minha velha".

Quase todos, os que insistem em ser chamados de idosos, usam o argumento de que velho significa fora de uso, o que seria, portanto, depreciativo. Mas eu não concordo. Prá mim, tudo que vem junto com a palavra velho, me traz boas lembranças.

A velha casa da fazenda, onde me faz recordar, nada mais nada menos, que a minha velha infância, que me faz relembrar com saudade da minha velha avó que, sentada na sua velha cadeira de balanço, contava as velhas histórias dos velhos tempos, tão longínquo prá mim, menina que eu era.

Quando vou a minha cidade natal, volto no tempo, nas velhas lembranças da infância, o velho coreto das brincadeiras das tardes de verão, o velho farol que o mar levou e ficou para sempre na minha memória de menina, a velha igreja e o seu velho sino (marcando a nossa juventude, que um dia iria embora) com o seu velho badalar.

Imagina mudar tudo para: a idosa casa da fazenda....a minha idosa infância....a minha idosa avó...na sua idosa cadeira de balanço.....as idosas histórias dos idosos tempos...Simplesmente horrível, perde-se toda a poesia, toda a naturalidade, toda a força da vida vivenciada.

Portanto, quando eu chegar aos meus 65 anos (ainda vai demorar um bocado), o tal marco para a “3ª idade”, por favor, eu quero ser uma velhinha, nada mais do que apenas uma “adorável anarquista velhinha”.



Um comentário:

  1. Amiga,
    eu também quero ficar "velhinha"! rs
    e quero o pacote completo: dor nas costas, andar devagarinho, falar de 1975 sem ter a idéia do que comi no almoço... rs
    e digo o motivo sem nem pensar 2 vezes: A outra opção, que é morrer "jovem" ñ se encaixa nos meus planos! rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...